Como fazer para não perder o foco do nosso negócio?
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Tive ótimas ideias e preciso agir! Como posso me preparar para não perder o meu foco?“. Após termos excelentes ideias, muitos empresários e empreendedores se perdem ao elencarem ações estratégicas afim de buscar resultados e efetividade em seus negócios. Ter ótimas ideias requer ação e como o nosso comportamento pode auxiliar de maneira positiva, colaborando para não perdermos o foco do nosso negócio?

Por Kalil Lucena

No artigo anterior, falamos sobre o lugar onde as ideias e os insights nos levam.

Um lugar onde muitos empresários paralisam, ficam em estado de inércia e não progridem mesmo diante das mais espetaculares ideias.

Nessa mesma linha de raciocínio, vamos falar sobre algumas competências e habilidades que podem auxiliar empresários, empreendedores, líderes e gestores a refletirem e encontrarem uma mola propulsora, afim de ter ações mais significativas.

Mas antes, vamos pensar sobre uma questão, juntos:

Quando a gente tem ideias e insights, de alguma maneira nós estamos sendo motivados por algo exterior para promovê-las, certo?

Essas motivações podem ser por conta de uma demanda do próprio mercado, pode ser um negócio que está em ascensão, pode ser sobre algo que queremos muito inovar baseado em experiências nossas com outros produtos ou serviços, pode ser por algo efetivo que conhecemos trabalhando, enfim.

Isso sempre acontece e vale um destaque para entendermos que essas ações (podemos chamá-las de motivação) têm uma ação mais externa.

Neste artigo, quero conversar com você, sobre algo mais interno, do ponto de vista da ação, porém pelo viés do comportamento humano e do desenvolvimento de competências.

Por exemplo, quando eu tenho uma ideia de abrir um negócio ou até mesmo ressignificar um formato de trabalho, eu estou sendo movido por algo mais externo, baseado em minhas experiências.

Quando começamos a planejar uma estratégia de ação, precisamos pensar sobre nossas habilidades e competências. Isso ajuda muito no caminho a ser percorrido. E neste caso não temos apenas um olhar para fora, mas sim um olhar para dentro de nós mesmos.

As ideias, de certa forma seguem uma motivação externa, pelo olhar para fora. Já a estratégia, por outro lado, terá mais efetividade a partir de um olhar para dentro, interno.

Vejamos:

  • A sua energia para ser empregada no negócio, está ok?
  • Como está solidificada a sua crença para desenvolver o negócio em si?
  • Você está preparado para enfrentar as adversidades que surgirão?
  • Efetivamente você tem conseguido ser o idealizador do projeto?
  • Como você tem se recuperado dos percalços?

Elenquei aqui alguns pontos que valem a pena ser pensados, diante do cenário que apresentei. E será por meio dele que conseguiremos tomar ações mais significativas para dar andamento a um projeto de negócio.

Já ouvi muitos amigos me falaram que eu estou sempre sorrindo, sempre muito alegre. E, posso até compartilhar aqui com vocês, que o fato de tanta alegria e até mesmo risos, não “agrada” muito as pessoas. O que acontece é que a sua energia precisa estar alinhada na mesma intensidade da sua ideia para o seu negócio.

Por isso, seja otimista! Acredite, pense, reflita e repense sobre as suas estratégias. Mas, não largue a mão do otimismo, pois em um mercado tão agressivo e competitivo, você precisará desse aliado para continuar.

Recentemente li a biografia da Hebe Camargo e me surpreendi com um comentário destacado na década de 80 por um jornalista dizendo assim:

Hebe Camargo para o seu próprio bem, não deve mais apresentar-se pela televisão. A menina que é simpática e graciosa no rádio, na televisão fica horrível, parecendo mais uma bruxa de filmes impressionantes.”

Para quem não sabe, Hebe Camargo é considerada no Brasil a dama da Televisão Brasileira. Hoje, em memorium, ainda coleciona títulos de uma mulher que marcou época na TV e no rádio, tanto como cantora quanto como apresentadora.

Mas, o que podemos aprender com essa história?

Leia também:

Todo empreendedor além de ser otimista precisa ter autoconfiança. Se você mesmo não confiar em você, nas suas ideias e no seu próprio negócio, quem vai acreditar?

Então exercite a autoconfiança, pois ela nos ajuda a ficarmos firmes até que os processos estratégicos de uma ideia comecem a ter forma, corpo e efetivamente sejam operacionalizado.

Essas duas habilidades vão nos encaminhar para termos forças para encarar os riscos que todo negócio tem.

Ao encarar os riscos, será muito comum aparecer o medo. Porém, o medo não é de tudo ruim, ele nos dá equilíbrio até um certo ponto. E ao olhar para o seu sonho, para o tamanho do seu desejo, você consegue discernir e controlar esse medo!

Os altos e baixos sempre vão acontecer. Sejam eles negócios que estão iniciando ou empresas sólidas, que não deixam de sofrer com as mudanças do mercado em geral.

Quanto desenvolvemos essas habilidades, definitivamente formamos um processo e não apenas parte dele.

Muitas pessoas se perdem no caminho entre as boas ideias e estratégia, porque acabam perdendo o foco e deixando de assumir o seu papel no desenvolvimento.

Protagonizar é a palavra que qualquer empresário, empreendedor, gestor ou líder nunca pode perder o olhar.

Busque sempre ter um diferencial. Foque em se destacar em suas estratégias. E não se esqueça de que, ser protagonista tem muito a ver em ser mais interessante do que interessado.

Por fim, temos que nos preparar para todas as adversidades que poderão ocorrer no percurso. E a competência da resiliência é peça principal para esse quebra cabeça que norteia o caminho do sucesso do empreendedor.

Desenvolver uma mentalidade em ser flexíveis e adaptáveis para as intercorrências é muito importante para o trabalho. E infelizmente, nem todas as pessoas estão preparadas para isso. As pessoas tendem a se desmotivar e em até alguns casos, desistem dos seus sonhos, quando aparecem os primeiros obstáculos.

Empreender é um processo que acontece e as ideias são os primeiros passos que temos; seja em casa ao deitar, quando acordamos, no meio do dia ou até mesmo em reuniões com foco nesse sentido.

Veja que ao chegarmos no momento de criar estratégias necessárias, temos algumas habilidades e competências que nos ajudarão nesse processo.

Seja otimista, pratique a autoconfiança, tenha coragem para enfrentar os riscos, seja protagonista e busque aperfeiçoar todos os dias a resiliência para o desenvolvimento do seu negócio.

Se você tem ótimas ideias, você também pode executá-las! Para isso, foque nas ações que você precisa tomar. Olhe para o lado e peça ajuda quando necessário. E busque refletir sobre os temas abordados neste artigo, com certeza, eles poderão te ajudar!

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FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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