Como ser mais produtivo e desenvolver hábitos que potencializem a sua performance
Gostou? Compartilhe!

Certa vez, eu li um artigo que apresentava um conteúdo sobre hábitos que potencializavam a produtividade e a performance de empreendedores, empresários e gestores, colaborando para o alcance de sucesso e resultados excepcionais; e o mais curioso é que pude experienciar essa prática na minha vida, e assim eu consegui entender como me ser mais produtivo e quero hoje compartilhar com vocês!

Por Kalil Lucena

Todos nós queremos ser profissionais bem-sucedidos e ter mais sucesso em nossa atuação, certo?

Ok, podemos concordar que os conceitos de “bem-sucedido” e de “sucesso” são bem subjetivos, mas vamos aprofundar esses conceitos em um próximo artigo, pode ser?

Sabemos que o nosso dia a dia é muito atribulado, com uma agenda cheia de atividades, encontros e reuniões; e é exatamente aqui que está o segredo para ter novos hábitos de um profissional mais equilibrado, organizado e sucesso.

Em muitas situações como empresários, empreendedores e gestores, você se percebe trabalhando até o último segundo do dia, ou do período de trabalho; em certos momentos se sente estagnado e não consegue fazer o que realmente gostaria de fazer; acaba não tendo tempo para ter novas ideias e melhorar o seu desempenho e a performance da sua equipe?

Pois é, muitas vezes ficamos afogados em compromissos e reuniões e assim seguimos por dias.

Imersos em ter que produzir ou até mesmo gerenciar conflitos, com clientes, com os colaboradores que vão surgindo no meio do caminho.

Mas, quando é que conseguimos parar para realmente pensar na nossa empresa, em termos novas ideias ou até mesmo aprender um pouco sobre o mercado que atuamos?

O diferencial está aí e é um desafio!

Em minhas pesquisas, resgatando um artigo de bons hábitos para o sucesso no empreendedorismo, me deparei com uma atividade que é praticada por alguns empresários de sucesso que são eles: Warren Buffett, Bill Gates, Elon Musk e Oprah Winfrey.

O conceito para realizar esses hábitos comportamentais é bem simples. Mas para ser sincero, ainda assim exige de nós disciplina para desenvolver habilidades e aprendermos como ser mais produtivo.

Aliás, disciplina para um profissional de sucesso é um ponto extremamente importante. Saber se comportar, ter uma organização disciplinar para realizar a sua programação é um item fundamental nesse processo.

Os empresários, empreendedores e gestores de sucesso, encontram em sua rotina de trabalho um tempo para aprenderem, estudarem e oxigenarem suas mentes.

Consequentemente conseguem ter um olhar com mais foco e inovação para o seu negócio. Desta forma, conseguem ter mais flexibilidade e ideias para gerir as situações que aparecem.

Vamos falar sobre esses hábitos que mostram como ser mais produtivo?

O sugerido é o investimento de 1 (uma) hora por dia em atividades de desenvolvimento pessoal.

Reflexões e tarefas que não estejam ligadas diretamente ao trabalho potencializam os seus resultados, em todas as áreas da sua vida.

Em resumo, você vai investir uma hora por dia em aprendizado livre.

Isso acontece pelo efeito multidisciplinar em aprendizagens absorvidas diariamente, que somadas às práticas diárias, afinal resultam em melhores ideias de inovação e saídas para situações conflituosas e de risco para você e para o seu negócio.

Abraham Lincoln dizia:

“Me dê seis horas para derrubar uma árvore e passarei as quatro primeiras horas afiando o machado.”

Isso significa que o aprimoramento e a execução devem caminhar lado a lado, pois é fácil cair no piloto automático e chegar ao ponto de estagnação e desmotivação. Isso acaba ocasionando a não evolução, pois o aprimoramento pessoal foi deixado de lado!

Muitos ficam indignadas quando veem outras pessoas tendo resultados exponenciais e trabalhando (aparentemente) pouco.

No entanto ao contrário do que muitos pensam, a verdade é que as pessoas só as veem cortando a árvore. Utilizando o pensamento de Lincoln, essas pessoas não veem o tempo que elas passaram afiando o machado.

Apresentando a regra das 5 horas para produtividade e performance

Então, se você quer aprender a ser mais produtivo, vou te apresentar a regra das 5 horas. Se você aplicar na sua vida, poderá encontrar uma melhor maneira em desenvolver novas competências e habilidades.

Competências e habilidades que auxiliarão você em novas ideias, maior performance e melhor produtividade empresarial.

A ideia aqui é que para aprender como ser mais produtivo, você deve reservar uma hora do seu dia para realizar cada uma das 5 ações que vou te apresentar abaixo, você pode, por exemplo, realizar uma ação por dia.

Lembrando que, essas regras tem o objetivo de desenvolvimento pessoal para o empresário, empreendedor e gestor e ela acontece “de dentro para fora”, ou seja, falarmos de pessoas de sucesso e bem-sucedidas, tem relação direta com o desenvolvimento pessoal.

O criador da regra das 5 horas para ser mais produtivo

Antes de apresentar as regras, vale dizer que elas foram criadas por Michael Simmons, co-fundador da consultoria Empact, inspirada na vida do inventor Benjamin Franklin, pioneiro nas descobertas sobre a eletricidade e primeiro embaixador dos Estados Unidos na França.

Simmons afirma que Franklin dedicava suas horas diárias a atividades como acordar cedo para ler e escrever; estabelecer metas e acompanhar seus resultados; transformar as ideias em experimentos e fazer perguntas reflexivas a si mesmo durante as manhãs e noites, assim vou te mostrar 5 passos simples para você aprender como ser mais produtivo e adaptar à sua realidade.

Como ser mais produtivo em 5 passos:

1. Relaxe a sua mente.

Quando a mente está agitada ou sobrecarregada com muitas informações e atividades, há uma diminuição expressiva do seu potencial criativo, isso é fato.

A mente só consegue atuar claramente e ter espaço para novas ideias quando está totalmente relaxada e sim, existem coisas que você pode fazer para facilitar esse relaxamento: sair para caminhar sozinho, tomar um banho, praticar meditação.

Essas atividades colocam o nosso cérebro em uma frequência vibracional mais baixa, promovendo relaxamento, concentração e criatividade. Você já parou para pensar porque tem tantas ideias na hora que está tomando banho, por exemplo?

Então escolha algo que te ajude nesse processo de relaxamento mental. O que você vai fazer? Que prática vai adotar? E assim, ser ajudado a ter mais clareza mental e aumentar as suas probabilidades de ter mais ideias criativas e solucionar problemas.

Pois, assim como Arquimedes que teve uma das maiores ideias, enquanto estava relaxado dentro de uma banheira, ou como Einstein que descobriu a teoria da relatividade enquanto estava deitado em uma rede, se imaginado viajando em um raio de luz, você também pode ter o seu momento e nele encontrar um insight, que assim como um efeito dominó, poderá solucionar vários problemas de uma só vez.

2. Leia

As pessoas mais brilhantes em ideias têm o hábito diário de leitura.

As pessoas de sucesso têm hábitos de muita leitura, mas muito mesmo!

Só para você ter uma ideia, Warren Buffett que é um dos caras mais ricos do mundo, lê em média de 600 a 1000 páginas por dia e há muito tempo ele dedica tempo para isso.

Bill Gates lê em média 50 livros por ano.

Elon Musk leu tudo o que foi possível para entender como construir foguetes para a sua empresa.

Oprah Winfrey já afirmou em várias entrevistas que grande parte do seu sucesso, veio de seu relacionamento com os livros e além disso ela inclusive tinha um clube de leitura pela TV.

Pessoas que entendem a importância da leitura aumentam a sua capacidade de gerar resultados. Sendo assim elas entendem que não é preciso reinventar a roda (coisa que muita gente gasta horas e horas fazendo e cai na estagnação).

Produtividade também é aprender com a experiência dos outros

Para elas faz muito mais sentido aprender e tirar proveito das experiências já adquiridas por outras pessoas.

Desta forma elas potencializam seus resultados se aproveitando do que já deu certo pelas experiências de outras pessoas, além disso, replicam e verificam o que deu errado e buscam maneiras de aperfeiçoar.

Pessoas com esse perfil tem fome de conhecimento, pois querem crescer e expandir seus projetos o máximo que puderem! Pensam que quando pararem de aprender, de crescer, começarão a morrer, assim como acontece com uma planta.

É interessante essa ideia de que sempre buscam aprender o que não sabem e veja bem, estamos falando de pessoas intelectuais, praticantes assiduamente de leitura e que têm a consciência de ainda buscar o que não sabem, neste sentido, quantas pessoas conhecemos que acham que já sabem tudo?

Sem dúvida, ter consciência de nunca querer parar de aprender é um grande diferencial que separam pessoas de sucesso de pessoas fracassadas.

3. Para ser mais produtivo, Reflita

Pois é, refletir é entender a importância de que todo conhecimento adquirido ao longo da vida, seja por meio de experiências ou até mesmo leituras, devem passar por um processo de reflexão por nós.

Quando eu não reflito sobre o que vivi ou aprendi, corro o risco de que as informações acessadas se percam ao longo do tempo pela falta de reflexão e apreensão do conhecimento.

Existe uma diferença absurda entre aprender e apreender, mas isso também vai ficar para um outro artigo. Em suma, aprender é ter acesso ao conhecimento e apreender é eu me apropriar dele.

Voltando à reflexão, uma boa forma de fazer isso é:

  1. Limpe e relaxe a sua mente;

2. Comece a alimentar o seu cérebro;

3. Comece a exercitar o seu cérebro;

4. Reflita sobre o que aprendeu e como pode aplicar isso em sua vida!

Quando você limpa e relaxa a sua mente, alimenta o seu cérebro e o exercita por meio da própria leitura, atividades e experiências do seu dia a dia.

Isso o leva, então, à reflexão e conecta as coisas entenda que, muitas vezes a solução para os resultados estão na somatória entre o que você já sabia e o que você acabou de aprender.

O exemplo de Bill Gates

Refletir é tão importante para encontrar novas ideias afim de solucionar inúmeros problemas que Bill Gates separa um tempo diário para essa reflexão, e podemos afirmar com segurança que ele sabe como ser produtivo, não é mesmo?

Sim, ele se resguarda em um período semanal com o intuito de encontrar novos insights no silêncio, no aprendizado e por meio da autorreflexão e autoconhecimento.

O mais curioso é que o próprio Bill Gates chama esse período que vive de “semana do pensamento” e a repete duas vezes ao ano.

Ao pensar e refletir você sai da ideia da operação diária que consome o seu tempo e sua energia e dá um passo para trás afim de ver o que está acontecendo, olhar de fora a situação e atuar na busca de soluções.

Muitas vezes, nós como empresários, empreendedores e gestores temos que dar um passo para trás e validar e revalidar ações que podem ser ressignificadas.

Quem de nós nunca voltou atrás em uma decisão, que acreditávamos ser a mais correta e no final tivemos maior efetividade com isso?

Dar um passo para trás, não é sinônimo, necessariamente, de desídia e sim, de demostrar amadurecimento e vontade em aprender e fazer melhor!

4. Teste

Empresas como Google e Facebook fazem isso a todo momento.

Testar é o que nos ajuda a evoluir no mercado e continuar crescendo.

Então você também precisa aprender a ter essa atitude!

Sempre que aprender algo novo, ou sempre que quiser saber se a sua ideia é boa: faça um teste rápido e até mesmo com poucos recursos, e veja você mesmo o resultado.

Os testes nos ajudam a entender o que realmente são fatos e não suposições, por consequência, nos ajudam a aprender o que de fato funciona.

Testes trazem uma ideia mais assertiva do que funciona e do que não funciona, e saber na prática o que funciona é uma das melhores ferramentas para ser mais produtivo.

Então, esse é o melhor feedback que você pode ter e nesse sentido, vale uma dica de fazer esses testes com pessoas que você não conhece.

Cuidado com os amigos nesse caso, pois eles podem “gostar” de tudo o que você faz, e portanto não serem as pessoas mais adequadas para te avaliar. Nessa hora o pensamento crítico ajuda a crescer e aprimorar a nossa atuação.

Faça testes sobre as tantas coisas que você aprende no seu dia ou até mesmo sobre esse bate papo que estamos tento aqui, teste e veja se isso faz sentido para você.

O resultado você mesmo encontrará a partir do momento em que você realiza essa prática.

5. Dê ouvidos à sua intuição

“O descanso (saudável) deixa a alma atilada e mais apta para o combate.” Dizia Sêneca (filósofo estóico).

Quando nos organizamos para tomar grandes decisões, devemos nos preparar para isso.

Devemos entender os três lados de todas as situações, para então ir à campo e validar com a equipe pontos positivos e negativos sobre o assunto. É importante entender a relevância de olhar para o mercado e aprender como gestores têm atuado em situações parecidas.

Quando a gente se coloca a aprender e verificar uma situação sob óticas tão distintas, a solução aparece com mais maturidade e nesse caso, temos a nossa intuição que indicará o caminho para uma saída ou solução.

Você já deve ter passado por isso: viveu algo que estudou, conversou e refletiu, mas no final teve que tomar uma decisão, certo?

Pois é, nesse momento de decisão é que entra em cena a sua intuição, a sua vivência, a sua maneira de conectar todo o aprendizado teórico com a sua experiência na prática.

Otimizar o seu processo de tomada de decisão é uma das melhores soluções para se tornar mais produtivo.

Em suma, a solução para os problemas da vida, sobretudo para questões corporativas, requer de nós um olhar e um pensamento crítico.

Entender que estudar não é encontrar soluções prontas, mas preparar cada um de nós para construir ideias, soluções, inovações, decisões, esse é o grande diferencial!

Se você quer ser diferente e trazer para a sua empresa conceitos diferentes, comece sendo uma pessoa diferente também!

O Empreender no Mundo já produziu um vídeo com 10 dicas para ser mais produtivo, você pode conferir esse vídeo aqui.

Leia também:

. . .

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:

As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

Tagged: ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.