Você tem que ser a sua melhor companhia!
Gostou? Compartilhe!
Por Kalil Lucena

Você já parou para pensar que não é de ninguém, além de você mesmo, a responsabilidade de ser feliz? Você tem que ser a sua melhor companhia e aprender a valorizar todos os momentos em que estiver sozinho, ou melhor, você com você mesmo!

Mas antes de darmos continuidade, deixe eu me apresentar: meu nome é Kalil Lucena, tenho 34 anos e sou educador por formação. Me graduei em Pedagogia e Letras e atuei como professor, da rede pública e privada, por alguns anos. Ser professor é algo que muito me orgulha. Para mim, esse é um dos maiores e mais admiráveis títulos que podemos ter!

Depois me especializei em recursos humanos e gestão de pessoas, conhecendo, compreendendo e colaborando com as pessoas dentro das organizações!

Hoje sou especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho, algo que a menos de uma década não era discutido, sobretudo dentro das empresas. Hoje, somos estimulados a pensar sobre propósito baseado em três grandes importâncias: ser humano, trabalhar e ser feliz!

Em meio a Pandemia que estamos vivendo, nunca foi tão importante lidar com pessoas; sentir a falta que o relacionamento faz: o abraço, o contato e o aperto de mão.

Acontece que neste momento além de entender um novo modelo de relacionamento interpessoal estamos sendo obrigados a priorizar o relacionamento intrapessoal.

Nunca foi tão importante o trabalho da autorreflexão e do autoconhecimento.

Estar em casa, sozinho, isolado ou protegido, está exigindo de cada um de nós um olhar sobre nós mesmos, um cuidado, um zelo, uma atenção para nós; e o grande impacto é que muitos nunca pararam para fazer esse trabalho, nunca pararam para se entender como ser humano, dando valor a si próprio.

Leia também:

Certa vez ouvi falar que: “você deve ser a sua melhor companhia” e me impactei bastante com essa fala. Quantos de nós temos tido essa clareza? Quantos de nós somos felizes apenas na nossa companhia? Será que temos compreendido a importância de nós mesmo em nossa vida?

Entender como está o nosso processo motivacional neste momento da nossa vida, nos ajudará a compreender melhor a nossa atuação em tudo isso, desta forma, é possível sofrer menos e estar aberto para crescer diante de grandes dificuldades.

A motivação é o processo responsável pelo impulso no nosso comportamento para determinar uma ação. Steplen P. Robbins nos diz que a motivação possui três grandes propriedades que a regem:

  1. Direção: o foco que a pessoa tem em realizar as suas metas e como realizar;
  2. Intensidade: entender se o seu objetivo proposto será algo que lhe trará satisfação;
  3. Permanência: se essa realização é sustentável.

Entender o nosso foco, a intensidade e a permanência dos desejos que temos é importante, sobretudo dentro do aspecto pessoal, da valorização pessoal.

É importante desenvolver a motivação, como também compreender que em um primeiro momento ela acontece de maneira intrínseca, ou seja, não podemos confundir que a base de todo trabalho motivacional começa por você, em você e parte de você para o exterior.

“Nossa maior força não está na capacidade de pensar, mas em algo mais poderoso: o poder de controlar e direcionar nossos pensamentos para o que quisermos”

Napoleon Hill

Podemos controlar o nosso pensamento para o caminho do desenvolvimento pessoal, para o nosso crescimento e evolução humana.

Muitos de nós temos encontrado dificuldades para lidar com a pandemia, tanto de forma pessoal e profissional: a nova rotina dentro de casa, a demanda com a família e filhos, a rotina do trabalho home office, as atividades caseiras, a administração da casa e as atividades profissionais.

Tudo isso têm sido um transtorno emocional para algumas pessoas, mas devemos entender a possibilidade que é real de pararmos em meio a todo esse turbilhão de acontecimentos e darmos um pouco de atenção para nós mesmos.

Encontre um momento no seu dia para se olhar no espelho, para fazer um momento de meditação ou apenas de silêncio e introspecção, reconheça-se como alguém importante e de valor em sua vida.

Vivemos um momento de incertezas e desafios, que exige de nós introspecção, autorreflexão e inteligência, se soubermos lidar com isso, utilizando a inteligência emocional, sairemos de tudo isso fortalecidos e preparados para enfrentar um novo mundo que já começou.

. . .

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:

As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

Tagged: , , ,

1 thought on “Você tem que ser a sua melhor companhia!

  1. Que lindo artigo! Parabéns, Kalil! Em tempos difíceis como esse, é muito confortante ler um texto tão belo!

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.