Amazon: A gigante de 1 trilhão de dólares
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Hoje aqui na sessão “No Mundo”, vamos contar a história da Amazon, um dos titãs da internet no mundo, e que em setembro de 2018 foi a segunda empresa, na história, a romper a marca de 1 trilhão de dólares de valuation. Ao lado de Apple, Google e Facebook, é considerada uma das 4 gigantes da tecnologia.

Se preferir, você pode assistir ao vídeo que fizemos sobre a História da Amazon.

Vamos começar essa história falando de Jeffrey Preston Bezos, o empreendedor por trás da Amazon. Jeff Bezos, como é conhecido, nasceu em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos em 1964. Em 1986 Jeff se formou na prestigiosa Princeton University, conquistando um diploma de engenharia elétrica e ciência da computação. Imediatamente foi para Nova Iorque, trabalhar na internacionalmente famosa Wall Street, onde ficou até 1994.

Jeff Bezos, Fundador e CEO da Amazon | Foto divulgação Amazon

Seu primeiro trabalho foi em uma fintech da época chamada Fitel, onde ele foi imbuído com a missão de construir uma rede de telecomunicações para comércio exterior. Na sequência Jeff entrou para o mercado financeiro, onde passou por um trust e um fundo de hedge, onde veio a se tornar vice-presidente aos 30 anos.

No final de 1993 ele começou a esboçar a ideia de uma loja virtual de livros, e foi, então, que saiu em uma viagem de carro de Nova Iorque até Seattle, cruzando o país. Durante a viagem fez o plano de negócios do que viria a se tornar a Amazon.

Em julho de 1994 começou na garagem de sua casa a Cadabra, que logo depois teve seu nome alterado para Amazon. Ele achava melhor um nome começando com A (a primeira do alfabeto), pois isso poderia facilitar o aparecimento do site nos catálogos disponíveis na época. Resolveu então homenagear o maior rio do mundo, o Amazonas.

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Estima-se que o negócio começou com um empréstimo de US$ 300.000 dos pais de Jeff. Nas primeiras captações que Jeff fez com os investidores pioneiros ele sempre deixava claro que havia 70% de chance de que o negócio não desse certo e declarasse falência.   

Embora a história da Amazon comece com uma livraria virtual, Jeff sempre teve em seus planos o objetivo de expandir a gama de produtos oferecidos pelo site. Apenas 3 anos após a fundação ele decidiu fazer o IPO da companhia, atitude que foi desacreditada por boa parte da mídia e analistas da época. Bezos dizia que o crescimento da internet o ajudaria a, um dia, superar a competição dos varejistas físicos da época. Hoje sabemos que ele estava certo.

Em 1998 a Amazon adicionou músicas e vídeos ao catálogo, o que marcou o início da diversificação do mix de produtos. No final daquele ano o catálogo já contava com um mix de muitos bens de consumo diferentes. Jeff, com dinheiro em caixa, graças ao IPO, e com vendas crescentes, começou então a comprar vários concorrentes menores.

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Primeiro escritório, onde tudo começou | Foto divulgação Amazon |
Veja mais para frente um vídeo de um dos centros de distribuição da marca hoje em dia

Em 2002 a companhia criou a Amazon Web Services, que é um serviço de computação em nuvem, responsável hoje por boa parte dos resultados do negócio. No final daquele ano uma crise atingiu a empresa, que quase foi à falência, e teve que demitir cerca de 15% de seus funcionários e fechar centros de distribuição ao redor dos Estados Unidos.

Em 2003 a empresa deu a volta por cima e entregou um lucro de US$ 400 milhões no final do ano. Alguns anos depois, em 2008, a Amazon lançou o Kindle, um leitor de livros digitais desenvolvido pela companhia, que se provou um grande sucesso ao longo do tempo.

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All New Kindle – Cafe | Foto divulgação Amazon

Em 2013 Bezos conseguiu fechar um contrato para a Amazon Web Services com a agência de inteligência dos EUA, a CIA, no valor de US$ 600 milhões. Em outubro desse mesmo ano, a Amazon foi reconhecida como a maior varejista online do mundo.  Mais a frente veremos que este braço de negócios tem muito impacto na história da Amazon e nos resultados da companhia.

Entre 2016 e 2018, Jeff Bezos vendeu mais de US$ 1 bilhão, em ações da Amazon, para levantar fundos para investir em outros negócios, em especial a Blue Origin, empresa aeroespacial fundada pelo próprio Bezos no ano 2000. Desde 2018 Jeff Bezos encabeça a lista dos homens mais ricos do mundo.

Jeff Bezos desenvolveu um estilo de liderança bastante particular. Ele costuma dizer que acredita em harmonia entre trabalho e vida privada e não no equilíbrio entre trabalho e vida particular. Uma vez que o termo equilíbrio tem o significado implícito de que você pode ter sucesso em um sem ter sucesso no outro. Jeff acredita que trabalho e vida particular estão interconectados, e são responsáveis por calibrar um ao outro.

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Van de delivery | Foto divulgação Amazon

Jeff não marca reuniões de manhã cedo, pois utiliza esse tempo para realizar outras coisas. Para as reuniões que ele marca, em outros períodos, ele segue a “regra das duas pizzas“, que reza que as reuniões devem ser pequenas o suficiente para que duas pizzas sejam o bastante para alimentar todos os presentes.

Bezos não é fã de apresentações de PowerPoint, e pede para que os funcionários façam suas apresentações no formato de narrativas. A ideia é conseguir manter o dinamismo de uma startup em uma empresa enorme como a Amazon. A narrativa deve apresentar uma estrutura em que revele: como a situação (sendo discutida) era no passado, o que aconteceu para haver alguma mudança e o que deve ser feito para que no futuro o resultado seja atingido. Tudo em no máximo seis páginas, devemos reconhecer que é simples e eficiente.

Até os dias de hoje ele mantêm o e-mail jeff@amazon.com ativo. Embora não possa responder à todas as mensagens, ele lê as que considera mais relevantes e as encaminha, com um ponto de interrogação no lugar do assunto, para o executivo responsável, que as deve ler e averiguar o que deve ser feito. É interessante ver como a história da Amazon tem boas passagens com relação a preocupação com o cliente.

Vídeo mostra como funciona um dos centros de distribuição da Amazon| Amazon’s Fulfillment Center | Vídeo divulgação Amazon

Jeff Bezos cita três executivos como fontes de inspiração para seu estilo de liderança: Warren Buffet (Presidente do conselho da Berkshire Hathaway, e um dos maiores investidores do mundo), Jamie Dimon (Presidente e CEO do banco JP Morgan Chase) e Bob Iger (CEO da Disney).

Além da Amazon e da Blue Origin, Bezos também é dono do jornal americano The Washington Post e da Bezos Expeditions, uma companhia de venture capital.

No, já longínquo, ano de 2005 a Amazon lançou, nos EUA, seu serviço de assinatura chamado Amazon Prime. A ideia é que, por um preço fixo, pago anual ou mensalmente, o cliente se tornaria Prime. Neste serviço o cliente tem direito a entregas ilimitadas, feitas em um prazo de 2 dias, para utilizar ao longo de toda a duração da assinatura. Este é um dos serviços de maior sucesso na história da Amazon.

Hoje em dia, o serviço está disponível em 17 países. É bom ressaltar que recentemente, com a chegada da Amazon ao país, os clientes do Brasil se tornaram elegíveis ao programa. Com o passar do tempo o Prime passou a oferecer até entregas gratuitas, no mesmo dia, para consumidores de determinados mercados. Esta facilidade, porém, ainda não está disponível para os consumidores brasileiros.

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Caminhão Amazon Prime | Foto divulgação Amazon

Conforme o Amazon Prime foi amadurecendo, novas funcionalidades foram sendo adicionadas ao programa, e hoje em dia, pela mesma assinatura, os clientes tem acesso ao Prime Video, serviço de streaming de vídeo da Amazon, com conteúdos originais e de outras produtoras.

O diferencial em relação à Netflix (além dos títulos originais, disponíveis somente no Prime Video) é a possibilidade de comprar e assistir na hora filmes e séries de outros produtores. Sendo vários títulos bem recentes, que não estão disponíveis em outras plataformas de streaming. Somos usuários deste serviço e no futuro vamos criar uma lista de conteúdos interessantes disponíveis no Prime Video.

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Amazon Hub, um dos serviços de retirada de pedidos da Amazon | Foto divulgação Amazon

Na sequência nasceu também o Prime Music, um serviço de streaming de música, também incluído na mensalidade do Prime. O serviço conta com mais de 2 milhões de músicas disponíveis para ouvir sem comerciais, com a opção de trocar de faixa quando quiser e também baixar as músicas em seu dispositivo para ouvir off-line.

O Amazon Prime ainda deu à luz a mais um serviço incluído na assinatura mensal: o Prime Reading, onde o assinante Prime tem acesso a centenas de e-books e revistas sem ter de pagar mais por isso.

Com um pool de serviços úteis, a um preço extremamente competitivo e uma entrega de valor bastante consistente, o Amazon Prime já bateu a marca de 100 milhões de inscritos no mundo.

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Lembra que falamos do Amazon Web Services? Pois então, de acordo com o relatório do Synergy Research Group, esta empresa é a líder absoluta do mercado de infraestrutura em nuvem. Contando com um market share de 33%, a empresa é mais do dobro da participação de Google e Microsoft, somadas. Esta empresa é hoje a responsável por cerca de 58% da receita operacional da Amazon, e é também, uma das mais rentáveis operações da companhia.

Outro produto interessante oferecido pela gigante é o Amazon FBA, ou fulfilled by Amazon. O FBA é uma solução que possibilita empreendedores utilizarem a estrutura física da empresa, e também o poder de vendas da plataforma, para alcançar consumidores por todo o globo. Esse programa é uma ótima alternativa para quem deseja iniciar um negócio no exterior e começar a gerar renda em dólar a partir do Brasil. Já escrevemos um artigo sobre o FBA que você pode conferir aqui.

A empresa também vem investindo fortemente em Inteligência Artificial, e uma das vedetes da companhia é hoje a assistente virtual Alexa, que está presente em uma série de dispositivos vendidos pela Amazon, como o Echo e o Echo Dot. O tempo ainda nós dirá qual o real impacto desses investimentos na história da Amazon.

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All-new Amazon Echo | Foto divulgação Amazon

A Alexa já é capaz de realizar diversas tarefas ao simples comando de voz de seu proprietário, tarefas que vão desde automação residencial (quando integrada com outros dispositivos), passando a realizar pedidos de compra de itens e chegando a coisas como informar a previsão do tempo ou então a agenda para aquele dia.  

Como pudemos ver ao longo do texto, a história da Amazon é bastante interessante e hoje a companhia é uma grande potência da internet.  A empresa vem crescendo ano após ano, investindo em novos mercados e amealhando uma multidão de fãs nos mercados em que atua. Com uma mentalidade de eficiência total, dinamismo, inovação constante e compromisso com sempre entregar a melhor experiência para os clientes a empresa vem tomando as decisões corretas para se estabelecer como a líder absoluta deste incrível mercado online. Vida longa a Amazon!

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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