Lições de Negócios com Elon Musk
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Neste artigo você irá conhecer 3 lições de negócios de Elon Musk, além disso, também irá entender melhor a mentalidade do empreendedor por trás de negócios de sucesso como a Tesla e a SpaceX.

Se preferir assista ao nosso vídeo sobre o assunto

Sem dúvidas o Elon Musk é uma figura polêmica, mas, no final das contas, é fato que a sua ousadia vem rendendo bons frutos para a humanidade.

Logo depois de vender a Zip2, Elon Musk decidiu investir mais da metade do que tinha recebido em uma nova empreitada: a X.com, empresa que tinha o objetivo de revolucionar o segmento bancário. Pouco tempo depois a empresa fez uma fusão com uma concorrente e a companhia resultante dessa fusão passou a se chamar PayPal.

Em 2002, o conselho administrativo da PayPal aceitou, contra a vontade de Elon Musk, uma proposta para vender a empresa para o eBay por $1.5 bilhão. No final das contas, Elon Musk embolsou cerca de $180 milhões. Mas, sua mente inquieta não deixou ele parar, e foi da busca pelo seu próximo negócio que tiramos a nossa primeira lição.

1. Resolva problemas ao invés de buscar o dinheiro.

Uma das lições mais marcantes da trajetória empreendedora de Elon Musk é que o mundo recompensa aqueles que resolvem problemas. As empresas mais produtivas, e muitas vezes as mais lucrativas também, trabalham focadas no produto ou serviço ao invés de ficarem focadas na lucratividade.

O próprio Elon Musk revelou em uma entrevista que quando saiu do PayPal, e em busca de seu próximo empreendimento, ele se perguntou quais seriam os grandes problemas ainda não resolvidos com chance de impactar negativamente o futuro da humanidade, e foi assim, que ele se envolveu com a Tesla Motors.

Ao investir na Tesla ele não estava buscando a melhor maneira de ganhar dinheiro. A ideia era primeiro solucionar um grande problema das pessoas. No caso, o desejo por um meio de transporte mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis. Musk acreditava que se resolvesse esse problema, a rentabilidade apareceria como consequência.

Hoje, ao olharmos para as ações da Tesla, podemos dizer que ele estava correto. A empresa começou a negociar suas ações na bolsa de valores em 2010 ao preço de $17,00 por ação. Em abril de 2013, a companhia anunciou o primeiro trimestre operando no lucro. E de lá para cá as ações se valorizaram bastante, chegando a ser comercializadas por mais de $490,00 cada uma em agosto de 2020.

2. Utilize a técnica dos primeiros princípios

Se com a primeira lição aprendemos que devemos buscar problemas para solucionar, essa lição nos ensina a aplicar essa técnica para encontrar as soluções.

Essa técnica também é utilizada por outros figurões como o Jeff Besos, da Amazon. E a ideia aqui é desconstruir as coisas até os componentes básicos de sua composição, e partir disso para solucionar um problema.

Para ficar mais fácil de entender, vou te dar um exemplo. Um dos maiores desafios para popularizar os carros elétricos era o alto custo e o baixo desempenho das baterias. Estávamos em um ponto em que baterias custavam em média $600,00 por quilowatt hora, o que era um alto valor.

Com isso em mente, a Tesla resolveu desconstruir a bateria. Ao analisar cada o valor de cada componente separadamente descobriu que o custo de matéria prima para a bateria era de $80,00 por quilowatt hora.

Logo, o problema estava no alto custo da transformação da matéria prima em bateria e para popularizar o carro elétrico, era preciso então otimizar o processo de fabricação das baterias. E foi isso que a Tesla decidiu fazer.

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Esse é um exemplo claro de como a técnica dos primeiros princípios funciona. Ao invés de simplesmente aceitar que as baterias são caras, eles resolveram desconstruir a bateria até seus elementos básicos (cobalto, níquel, alumínio, plástico e etc). E partiram daí para pensar como combinar esses elementos da maneira mais eficiente possível, para criar uma bateria mais barata e com maior capacidade.

Ainda em busca da redução de custos para produzir as baterias, Elon Musk investiu na Gigafactory. Uma fábrica gigante de baterias, com capacidade de produzir baterias para até 1 milhão de carros elétricos por ano, quando trabalhando em plena capacidade.

Com isso ele apostou no ganho de escala para ajudar a diminuir os custos de produção das baterias. E assim, contribuir para a popularização dos automóveis elétricos, que prometem mobilidade mais limpa e sustentável sem depender de combustíveis fósseis.

3. Perseverança

Quando falamos em Elon Musk hoje em dia, todos sabem que se trata de um empresário muito bem-sucedido. Mas, a realidade é que para ele chegar até esse ponto sua trajetória foi cheia de sustos e solavancos.

Quando ele fundou a Zip2, ele era o CEO da empresa, mas acabou sendo tirado do cargo por investidores da startup. No Paypal aconteceu a mesma coisa, e lá ele foi tirado do cargo enquanto estava viajando em sua lua de mel.

A história da Tesla também não tem só glórias: muitos atrasos aconteceram nos lançamentos dos carros e também da fábrica de baterias. Esses problemas colocaram a empresa em uma situação financeira muito complicada, quase que a beira da falência. Elon Musk teve que investir todas as suas economias pessoais na Tesla para manter a empresa funcionando.

No caso da SpaceX, os três primeiros lançamentos de foguetes da empresa falharam. Como resultado, os investidores da empresa começaram a duvidar da capacidade da empresa de conseguir êxito nos lançamentos. E a fonte de financiamento acabou secando, assim, a empresa também ficou à beira de colapsar.

Com dinheiro suficiente somente para um último lançamento, Elon Musk decidiu perseverar e apostou tudo em uma quarta tentativa de lançar o foguete. Essa tentativa foi um sucesso e acabou rendendo para a SpaceX um contrato de $1.6 bilhão com a NASA.

Não bastassem todos esses exemplos ilustrando essa terceira lição de negócios de Elon Musk, ele próprio chegou a dizer que

“Persistência é muito importante. Nunca desista, a menos que você seja forçado a desistir.”

Elon Musk

E é com essa frase que vamos encerrar esse artigo. Se quiser discutir mais sobre esse assunto deixe um comentário ou então entre em contato pelo Facebook @empreendernomundo ou Instagram @empreender_no_mundo.

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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