Top 3 pessoas mais ricas do Brasil e do Mundo: Trajetória – Parte 02
Gostou? Compartilhe!

Essa é a 2ª parte do artigo sobre as 10 pessoas mais ricas do Brasil e do Mundo. Se você ainda não leu a 1ª parte, clique aqui. Neste artigo vamos descobrir um pouco da trajetória empreendedora das Top 3 pessoas mais ricas do Brasil e do mundo.

Se preferir assista ao vídeo que fizemos sobre o assunto

Nesse artigo vamos entender um pouco melhor o que levou cada empreendedor a ocupar as 3 primeiras colocações no ranking dos mais ricos do Brasil e do mundo. Vamos começar com os 3 mais ricos do Brasil

Breve Trajetória do Top 3 do Brasil:

3º lugar: Eduardo Saverin

Top 3 pessoas mais ricas do Brasil

Eduardo Saverin, brasileiro que aos 11 anos de idade se mudou para Miami, foi um dos fundadores do Facebook. Eduardo vem de uma família empreendedora: seu avô é o fundador da fábrica de roupas infantis Tip Top.

Além disso, foi de Eduardo o capital utilizado no início do Facebook. Mark Zuckerberg é conhecido por sua personalidade difícil, especialmente para com seus colegas cofundadores, e isso acabou afastando o Eduardo da operação. A situação foi parar na justiça e após um acordo confidencial o brasileiro saiu da operação com uma participação acionária no Facebook e o título de cofundador.

Em 2009, Eduardo deixou os Estados Unidos e se mudou para Singapura. Em 2016, fundou a empresa B Capital Group, que é um fundo voltado a investir em startups inovadoras.

2º lugar: Jorge Paulo Lemann

top 3 pessoas mais ricas do brasil

Lemman é dono da maior cervejaria do mundo, a AB InBev e sócio do 3G Capital, que controla empresas como Burger King, Tim Hortons e Kraft-Heinz. Ele é carioca, mas mora na Suíça. Lemann também conquistou o respeito de um dos homens mais ricos do mundo: Warren Bufett, que se tornou seu sócio na aquisição da Kraft-Heinz.

Seu primeiro negócio de sucesso foi o Banco Garantia, onde desenvolveu boa parte da fórmula baseada na meritocracia que viria a aplicar em todas as outras empresas que adquiriu. Foi no Garantia que conheceu o Beto Sicupira e o Marcel Telles, funcionários do banco que depois se tornaram seus parceiros.

Na sequência, adquiriram as Lojas Americanas, fundaram a São Carlos Empreendimentos Imobiliários, fundiram a Brahma e a Antarctica (dando origem a AMBEV), adquiriram a América Latina Logística(ALL) e não pararam mais. O que culminou na compra da Burger King e posteriormente da Kraft-Heinz.

1º lugar: Joseph Safra

lista de pessoas mais ricas

Joseph Safra é um banqueiro libanês, naturalizado brasileiro, que ao longo de sua jornada construiu um império financeiro com bancos em diversos países como Brasil, Suíça e Estados Unidos. Ele é proprietário do Banco Safra, Banco J Safra, J. Sarasin Safra, dentre outros.

Joseph Safra é um homem bastante discreto, e pouco se sabe sobre seus gostos, características e perfil. Sua formação não é conhecida, mas sabe-se que ele é um poliglota, ele fala: português, inglês, francês, italiano, espanhol, árabe e hebraico.

Agora que conhecemos um pouco da trajetória dos top 3 do Brasil, vamos dar uma olhada nos Top 3 mundiais?

 Breve Trajetória do top 3 Mundial:

3º lugar: Bernard Arnault

Bernard Jean Étienne Arnault nasceu em Roubaix, na França, em 1949. Se formou em engenharia, concluindo o curso em 1971. Recém graduado foi trabalhar na empresa de engenharia do pai e juntos começaram a investir na construção de casas de férias.

Já em 1974, Bernard se tornou diretor da empresa. Em 1977 se tornou CEO e em 1979 já era o presidente da companhia, após a morte de seu pai. Aparentemente o, então jovem, Bernard tinha aptidão para o mundo dos negócios.

Seu ingresso no mundo do alto luxo ocorreu em 1984, quando comprou a empresa Financière Agache. Logo na sequência, comprou também a Boussac Saint-Frères, dona da Dior e das lojas de departamento Le Bon Marché.

A fusão deu origem ao grupo LVMH, que hoje é o maior conglomerado de luxo do mundo. Bernard seguiu comprando empresas do segmento, e hoje é dono de marcas como a Louis Vuitton, Dior, Chandon, Henessy, Christian Lacroix, Moët, Dom Pérignon, Givenchy, Sephora, a rede de hotéis Belmon, dentre outros.

Além de ser o cabeça da LVMH, também é acionista do Carrefour e da Princess Yachts. Arnault também é conhecido por sua coleção de arte, com obras de artistas consagrados como Andy Warhol e Picasso. Atualmente é o terceiro homem mais rico do mundo, e o mais rico da Europa.

2º lugar: Bill Gates

bilionarios do mundo

William Henry Gates III nasceu em Seattle nos EUA em 1955. Seu primeiro empreendimento foi uma empresa chamada Traf-o-Data, aos 17 anos, junto com Paul Allen. Negócio esse que não foi para frente.

Bill Gates ingressou na faculdade em Harvard, estudando matemática e direito, mas acabou largando a universidade dois anos após o início. Ainda em parceria com Paul Allen, desenvolveram um sistema de interpretação da linguagem BASIC que foi vendido. Com os recursos arrecadados fundaram a Microsoft.

Aos 30 anos, em meados da década de 80, Bill Gates já era um bilionário. No ano 2000, fundou a Bill & Melinda Gates Foundation que, dentre outras coisas, investe na procura pela cura de doenças especialmente em países subdesenvolvidos. Em 2008, se afastou da operação da Microsoft, se dedicando integralmente a filantropia.

Bill Gates já foi considerado o homem mais rico do mundo diversas vezes, mas em 2018, perdeu o posto para…

1º lugar: Jeff Bezos

Jeffrey Preston Bezos nasceu em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos em 1964. Em 1986 Jeff se formou na prestigiosa Princeton University, conquistando um diploma de engenharia elétrica e ciência da computação. Imediatamente foi para Nova Iorque, trabalhar na internacionalmente famosa Wall Street, onde ficou até 1994.

No final de 1993 ele começou a esboçar a ideia de uma loja virtual de livros, e foi então que saiu em uma viagem de carro de Nova Iorque até Seattle, cruzando o país, e durante a viagem fez o plano de negócios do que viria a se tornar a Amazon.

Em julho de 1994 começou na garagem de sua casa a Cadabra, que logo depois teve seu nome alterado para Amazon, pois ele achava melhor um nome começando com A (a primeira do alfabeto), pois isso poderia facilitar o aparecimento do site nos catálogos disponíveis na época. Resolveu então homenagear o maior rio do mundo, o Amazonas.

Estima-se que o negócio começou com um empréstimo de US$ 300.000 dos pais de Jeff, e nas primeiras captações que Jeff fez com os investidores pioneiros ele sempre deixava claro que havia 70% de chance de que o negócio não desse certo e declarasse falência.

O sucesso da Amazon foi tão grande que hoje Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo.

Por fim…

É interessante conhecermos um pouco mais sobre as histórias desses bilionários e fazer essa comparação entre as 10 pessoas mais ricas do Brasil e as 10 pessoas mais ricas do mundo. E uma coisa é certa: em qualquer lugar do mundo, o melhor caminho para quem deseja ser um bilionário é definitivamente o empreendedorismo. Mas, é fato também que serão poucos os empreendedores que de fato chegarão até lá, pois esse feito vai demandar uma imensurável dedicação, um bom punhado de decisões acertadas, e sem sombra de dúvidas, saber jogar muito bem o jogo da construção de equity em seus negócios.

Você já conhecia esses seis empreendedores e suas jornadas? Nos conte aqui nos comentários!

. . .

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

Tagged:

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.